sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"THIS IS SPARTA"

Digo... this is football!!

Uma jogada dessa semana na NFL ilustra bem o que é o futebol americano. Nela é possível perceber o quão necessários são a parte estratégica, a inteligência e a capacidade atlética para praticar o esporte. Toda a dinâmica é muito parecida com um jogo de Xadrez, onde cada peça tem sua função, sua movimentação e sua importância. Se todos cumprirem com seu papel de forma satisfatória, como um time, como uma unidade, o resultado sempre será positivo.

No entanto se você não entende direito o esporte, não se preocupe... o vídeo vale pelo bloqueio realizado pelo Center Samson Satele no Safety Jim Leonhard.



Agora... se você entende das regras e dinâmica do jogo, acesse o link abaixo e veja a explicação dada pelo site 10jardas.com sobre essa parte.

Jogada passo-a-passo

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ACOMPANHANDO DE PERTO

Em junho deste ano começamos a comentar em nosso blog sobre as apostas da NFL, sobre os futuros talentos e promessas do Futebol Americano.

Agora que estamos em Setembro já é hora de começarmos a olhar o rendimento dos principais jogadores.

Começamos pelo badalado Cam Newton. Quarterback vindo da Universidade de Auburn, foi o primeiro jogador a ser escolhido no Draft em 2011.
(nos EUA, os novos talentos do esporte não são comprados pelos times; eles são simplesmente escolhidos depois que saem da universidade e vão para o profissional, essa escolha que segue um ordem pré-estabelecida é chamada DRAFT)

Até agora, em 03 jogos, o novato lançou a bola 117 vezes e acertou seu alvo em 70 delas.
Conseguiu avançar com seu time por 1.012 jardas, conseguindo 4 Touchdowns e 4 interceptações.
(que é quando a bola não vai para seu alvo, então o jogador do time adversário rouba a bola).
Sozinho, correu com a bola 25 vezes e avançou 98 jardas, marcando 2 Touchdowns

Até agora, sua performance tem sido impressionante visto que se trata de um novato, entretanto muitos ainda não acreditam que ele manterá essa produção.

Abaixo temos um vídeo da sua melhor partida até o momento. Muito embora o Carolina Panthers tenha perdido, Cam Newton lançou a bola para 432 jardas, e diga-se de passagem contra o atual campeão norte-americano, que possui uma das melhores defesas do país (senão a melhor).

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A TRADUÇÃO DE UM SENTIMENTO

Acabei de ver esse desabafo de um jogador do Fluminense Imperadores e achei muito interessante. No cotidiano aqui do Cascavéis já percebi alguns jogadores que pensam da mesma forma (me incluo dentre eles) e por isso resolvi compartilhar pra quem quiser ver.

Link para o texto

E após pensar um pouco a respeito... me lembrei deste comercial.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Malandro é malandro e mané é mané

Bom dia caros amigos. Já faz exatamente 17 dias desde a última postagem no blog. Estamos um pouco ocupados com o jogo que haverá em Novembro então a produção do site anda meio estagnada.

No entanto, essa semana não teve como... após ver duas cenas inusitadas (pra não dizer absurdas) tive que arrumar um jeito de escrever esse post.

No Futebol Americano existe um espírito muito grande de competitividade. Todo o esporte é envolto numa aura de glória, honra e força. Tanto é, que as metáforas e comparações à dinâmica do jogo com batalhas e guerras são constantes. A regra não admite, por exemplo, o empate. Ou você ganha ou você perde... um resultado meia-boca onde os dois lados saem iguais não existe.

Dito isso, uma cena incomum nesse esporte aconteceu essa semana. No duelo entre St. Louis Rams vs New York Giants, o time visitante (Rams) estava utilizando uma tática chamada "No Huddle". Ela consiste basicamente no ataque mover-se rapidamente após cada jogada, sem a formação do tradicional Huddle (que é aquela reunião feita pelos times pra combinar cada jogada), e assim você confunde a defesa adversária além de cansar bastante os jogadores.

Acontece que 2 jogadores do Giants, usando da malandragem, resolveram cair no chão sozinhos e fingirem uma contusão. Assim, pela regra, os juízes tem de parar o cronômetro e parar o jogo. Só assim o time da casa conseguiu respirar um pouco, pois estava sendo aniquilado pela tática adversária.



Pra nós brasileiros isso pode parecer até normal (e tem gente que deve achar isso uma boa idéia). Mas a imprensa norte-americana caiu matando em cima do caso. Os jornais esportivos e opinião pública abominaram a atitude, que segundo eles é típica do "soccer". E realmente isso é algo inaceitável no Futebol Americano, visto que, como dito anteriormente, o espírito do esporte vai totalmente contra esse tipo de coisa.

Quando vi as reportagens fazendo comparações pejorativas a respeito do futebol comum, fiquei até meio chateado, afinal, em tese, somos o país do futebol. Porém, vi esse vídeo que tirou qualquer chance de argumentação a favor do esporte nacional...



Falar o que depois dessa...

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

THE PLAYERS

Continuando nossa série, vamos apresentar um jogador de extrema importância para a equipe, tanto fora de campo como dentro também, o estimado vice-presidente do Goiânia Cascavéis.

Rogério Guimarães




Nascimento: 29/04/1981
Goiânia-GO
Altura: 1,75
Peso: 105Kg














Posição: Defensive End/ Left Tackle
Nº: 93
Tempo no time: 1 ano












Como conheceu o esporte?
R - Pela TV mesmo, superbowl, acho que foi em 2006. Só sei que era o Colts na final.



E conheceu o Goiânia Cascavéis como?
R - Sou um dos fundadores.

Além de jogador, o que você faz da sua vida?
R - Trabalho de Call Center na OI e estudo Segurança da Informação na faculdade SENAC.

Torce para qual time da NFL?
R - Indianápolis Colts

Tem algum jogador favorito?
R - Payton Manning e Dwight Freeney.

O que você espera do Futebol Americano no Brasil?
R - Estou trabalhando por algo que não irei desfrutar no auge, mas espero que consigamos atingir nosso objetivo e os que vierem a entrar no time se lembrem do esforço que temos e que honrem a camisa do Cascavéis.


Sabemos que vocês tem um jogo em novembro contra o Brasília  Alligators, quais as suas expectativas sobre a primeira partida de vocês?
R - Não gosto de especular, vou treinar e espero vencer e merecer a vitória. Quem me conhece sabe que eu dou o sangue.



Curiosidades

- Inicialmente começou a jogar almejando a posição de Running Back. Porém foi designado para Center e posteriormente, para o bem maior do time, hoje joga de Left Tackle e Defensive End.
- Já cortou o lábio superior e também o inferior pelo menos 2 vezes cada. Já se afastou por dores na coluna, contusão no pé e pescoço.
- Apesar da posição, tamanho e força... é conhecido como " Mimi "
- Ex fuzileiro naval, sua marca registrada é a grande capacidade de ser, ao mesmo tempo, um cara rígido e muito bem-humorado. O vídeo abaixo ilustra bem isso, quando ele dá uma bronca num colega.