sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sexta cultural

Boa tarde pessoas. Hoje é sexta-feira, um dia excelente para falar um pouco sobre cultura (seja pop, geral ou inútil).
Gostaria de comentar sobre um filme muito interessante de futebol americano. "Any given sunday", para nós, "um domingo qualquer" é uma ótima pedida pra quem quer saber um pouco mais sobre o esporte.

A direção fica por conta do veterano, e porque não polêmico, Oliver Stone. Ele é responsável por filmes absurdamente bons como "Nascido em 04 de julho" (que aliás, é a prova de que Tom Cruise consegue ser bom ator) e "Platoon". Aproveitando, fica a dica desses outros filmes também.



Em compensação, o diretor também já conseguiu de forma singular arruinar a reputação do grande conquistador "Alexandre". Eu até entendo a vontade dele em mostrar o "homem" (com o perdão do trocadilho), ao invés do mito, mas a péssima atuação do protagonista e escolha ruim do elenco (exceto o Hopkins) não ajuda.


Mas esse não é o foco do post, e sim a excelente maneira como Oliver Stone consegue mostrar o lado negro, a cartolagem, a banda podre do futebol americano. Por trás da raça, da estratégia, da inteligência e força dos atletas, estão sempre presentes os interesses econômicos, a picuinha e fogueira de vaidades dos super astros milionários. Tudo isso é abordado de uma forma real e interessante, que prende a atenção do espectador.

Sem dar espoilers, o filme aborda o declínio de um jogador após uma contusão e a ascensão do seu substituto. Em meio a essa situação, o foco da trama é a influência do já citado "lado negro" na vida de ambos os atletas. Não gosto muito de falar dos acontecimentos dos filmes para não correr risco de estragar possíveis surpresas, portanto, assista sem medo de ser feliz.

Trailer do filme: http://www.traileraddict.com/trailer/any-given-sunday/trailer

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Design e Esporte

Fala ae pessoal, então escreverei no blog as quintas e sábados com a temática sobre design e esportes, coisas que no mundo capitalista de hoje em dia andam lado a lado
( que socialista isso ). A principio vou apresentar alguns cases(projetos) de design
que tem como esporte o plano central. Hoje vou mostrar o caso de redesign da marca de um grande canal de esportes francês, o Euro Sport. Alem da marca o estudio de design francês Les Télécreateurs criou também um pacote gráfico para cada variação dos canais EuroSport e em parceria com o diretor Sébastien Cannone.
A partir do slogan “All Sports. All Emotions”, o esporte é representado em verdadeiras mega-produções cinematográficas de ação. As modalidades esportistas se misturam em filmes de tirar o fôlego pela deslumbrante fotografia e movimentos, pela dinâmica emocionante e pelos surpreendentes desfechos. Foram produzidas seis vinhetas, cada uma refletindo um sentimento comum ao apreciador de esportes: diversão, raiva, empatia, incentivo, surpresa e angústia.


O complexo pacote gráfico restante que engloba a diversidade de aplicações que exigem um canal de esportes, como infográficos, marcas d’águas, chamadas, selos e caracteres de partidas, entre outros. A estrela presente na marca gráfica se desconstrói nos diversos produtos de design de forma dinâmica, elegante e sofisticada. Além disso, cada componente presente em tela é devidamente estruturado de modo a aumentar a eficiência das informações transmitidas, tanto no que confere o consumo como pelo vínculo emocional.





quarta-feira, 25 de maio de 2011

A energia do caos

Apesar do Blog possuir uma temática esportiva, irei deixar a maior parte desse tipo de assunto por conta dos outros colaboradores. Focarei em outros temas para que o conteúdo não fique limitado. E para iniciar meu primeiro post, gostaria de abordar um tema atual e preocupante. Semana passada, nós goianos, fomos informados que o CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) deseja trazer o lixo produzido pelas usinas nucleares de Angra dos Reis no Rio de Janeiro para a cidade de Abadia de Goiás (local onde, atualmente, ficam depositados todo o lixo radioativo proveniente do famigerado acidente com Césio 137). Dito isso, penso duas coisas:
Primeiro, já repudio a idéia por ser bairrista. Segundo, ao ver essa notícia procurei saber um pouco mais sobre o tema pra me informar melhor, e encontrei um post no blog "sendentário e hiperativo" que vale a pena colocar aqui. Ao final do texto, ainda é possível encontrar um link para um documentário falando sobre Chernobyl. Ainda não assisti ao vídeo, mas assim que tiver um tempinho sobrando vou ver. Leiam, vejam e comentem.
Abraços.

http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/6199/os-trs-super-heris-de-chernobyl